Raul Caldas Filho já mostrou as suas qualidades de contista em outros livros publicados por esta editora. Retorna agora ao gênero neste Assassinato ao Luar, apresentando quinze narrativas de variada temática. As intrigas transcorrem em diferentes épocas, com os personagens envolvidos em situações conflitantes ou insólitas. O leitor encontrará fortes doses de erotismo, em relatos nos quais se misturam inquietações adolescentes, paixões proibidas e amores impossíveis. Temas controversos, de ontem e de hoje, como prostituição, homossexualismo, pedofilia, violência contra mulheres, tráfico e consumo de drogas também aparecem nas tramas.
O conto que dá título ao livro tem todos os ingredientes de uma sombria história policial: uma bela jovem morta, jornalista investigativo, delegado durão, mulheres glamourosas, detetive abelhudo, mordomo enigmático e vários suspeitos. Só que toda ação desenvolve-se na luminosa Ilha de Santa Catarina e tudo é conduzido à moda brasileira.
Apesar do denso conteúdo, a linguagem ao autor é fluente e receptiva (não faltando também a crítica social, o humor e a ironia), propiciando uma prazerosa leitura.